3 Comentários

Qual o caô com a Comic Sans?!

Vamo parando com essa baderna aí! Chega de gente que não tem a mínima noção de design falando “ain, ele tá usando Comic Sans” ou “Comic Sans é um horror!” Vamos botar ordem nessa bagaça.

ilovecomicsans

Do princípio:

A Comic Sans foi criada, por Vincent Connare, por causa de uma parada tosca que rolou na época ali do Windows 95 (você já tinha nascido?): o Microsoft Bob. (Duvido que você conheça..)

O Bob era uma GUI, uma interface mais simples para o uso do computador, direcionada a crianças e pessoas que não estavam acostumadas com essa tecnologia toda. MS Bob foi uma das maiores falhas da Microsoft, perto do WinME e, como alguns dizem, do Win Vista (por mais que tenha gente que curta esse SO).

O Bob, além de ser uma parada cara, que pedia computador mais parrudo do que rolava naquela época e que concorria com os Macs (no quesito facilidade de uso), usava a fonte Times New Roman nos seus balões animados. E é aí que entra nossa personagem principal deste dia.

Vincent, que já tinha criado algumas fontes para uso infantil, olhou aquela parada e pensou “Cara, tenho que fazer alguma coisa pra mudar isso!”. Então tirou Batman e Watchmen(delícia) de sua gaveta e começou a tentar copiar as fontes usadas nos quadrinhos (“comics” em inglês). Daí ele fez a Comic Sans, que não foi parar na derrota do Bob, mas foi usada pela Microsoft e tá aí até hoje! \o/

Aí chega um pessoal, que aprendeu a usar um computador dia desses, coloca uma Helvetica nas suas montagens de mensagens bonitinhas de autoajuda no Facebook, e vem falar que “HURR MATEM A COMIC SANS, A PIOR FONTE QUE EXISTE DURR!!!!

Cara, isso dá vergonha. Claro que teve gente usando a Comic de uma forma, digamos, leviana. Mas ela tem seus usos, suas utilidades(redundante?), é até importante em alguns casos. E fontofobia é demais, né cara? Para, por favor.

E o que eu acho mais legal é o seguinte: pergunta pra essa pessoa, que odeia tanto a Comic Sans:

  1. Que fonte você usa pra mandar e-mail pra alguém?
  2. Que fonte você usa quando vai fazer um trabalho?
  3. Como anda sua vida social?

Pra você ver onde foi parar essa falta do que fazer, tem um site onde você pode assistir os caracteres da Comic Sans em uma lenta morte: Comic Sans Must Die. Mas espere! Ela sempre renasce! \o/

Vida longa à Comic Sans!

Aliás, veja este vídeo sobre a tão amada/odiada fonte: The Comic Sans Song.

E pra você? A Comic Sans deve morrer ou isso é coisa de designer frustrado? Responda aí nos comentários! \o/

Com informações de Wikipedia e Needesign (que fechou =/).

Anúncios

3 comentários em “Qual o caô com a Comic Sans?!

  1. ué… pq vc não usou a Comic Sans no texto? Não deu?

    Curtir

A Farofa Corp. agradece seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: