Deixe um comentário

11/22/63 – A Novel

Eu acredito que esteja me tornando um viciado em leitura. Não estou falando daquele cara que lê até bula de remédio, mesmo sendo um desses, mas daquele que realmente precisa de livros e histórias e etc. Não tenho certeza que virei um porque não passei por uma abstinência suficientemente grande para dar crise, então “tá de boa”.

Mas gosto de ler, muito! Sou um daqueles bobos que pregam a leitura. Acredito que todos deviam ser leitores, principalmente de ficção (o que me lembra um outro post que já deveria ter saído). Dessa forma, acabei acumulando alguns livros não lidos na minha casa, coisa que não gosto. Eu gosto de comprar/ganhar/baixar os livros e terminar a leitura antes de baixar/ganhar/comprar outros. E o maior responsável por essa pilha, foi um tal de Stephen!

Stephen King, senhoras e senhores, se não o conhecem, é, simplesmente, um dos dois ou três maiores escritores de suspense/terror que existem. Este senhor, juntamente com um certo Nobre, é o responsável por tornar minhas últimas viagens de trem completamente fascinantes, com seu 11/22/63.

Capa de 11/22/63

Imagem copiada de hbdia.com

11/22/63 é uma história contada em primeira pessoa, na pele de um professor que viaja no tempo para tentar impedir o assassinato do presidente dos EUA Jhon F. Kennedy, que aconteceu, adivinhe, no dia 22 de Novembro de 1963! Seu nome: Jacob “Jake” Epping.

O livro é lindo, mas eu não tava prestando muita atenção quando o Izzy Nobre falou que ele era “beeeem longo”, então tive um susto quando, já lá nos 45% do total, decobri que o livro, em sua versão física, tem 849 páginas! Como li no celular, não fazia a mínima ideia do que me esperava!

Mas, como o livro realmente me prendeu, isso não foi tão difícil de passar. Agora, sabe aquela coisa de “EU TENHO QUE SABER O FINAL!!!”? Isso me atormentou a leitura inteira. O ritmo do livro fez isso comigo!

O cara viaja pro passado, numa data fixa, e tem que esperar o dia certo para impedir Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente. Lá, ele toma uma surra do passado, que não quer ser mudado. Quando vai chegando perto da data limite, o passado fica ainda mais complicado de alterar. Cada página que eu lia, ficava pensando “o tempo acaba mas o livro não!”

(spoiler?)Pra se ter uma ideia, às vezes, eu saía do trem com a sensação de que o que estava acontecendo com o personagem, estava acontecendo comigo! O livro me levou para dentro da história. Me prendeu de uma forma tão completa que, em alguns momentos, eu era o Jake Epping! Momentos tristes me entristeceram, momentos felizes me alegraram, eu corria junto com Jake!

O final do livro é perfeito(pra mim). Eu esperava outras coisas, até algo bem nonsense, o que não estragaria a história, mas foi perfeito! Eu não esperava um final daquela forma. Stephen King me surpreendendo novamente.

Eu acredito que um cara tem que ser MUITO bom pra escrever um livro de 849 páginas e prender o leitor. Eu queria parar de ler, mas não conseguia. Acho que, no último dia, passei mais de 4 horas lendo, sem parar, na tela do meu celular!

Eu queria parar, mas também não queria, não conseguia! Quando terminei, um peso saiu dos meus ombros, de tão forte e pesada que é a história! Não é um livro dos mais fáceis/rápidos de terminar, mas vale a pena. Muito. Então, LEIAM!

Considerações finais:

Nesse post, escolhi não falar muito sobre o livro, mas sobre minha experiência com ele. Parte para aguçar sua curiosidade, parte porque eu teria que escrever um outro livro só para falar sobre o 11/22/63 E sobre minha experiência. Se você quer saber mais sobre o livro, leia esse post aqui(sem spoilers, leia sem medo), responsável por essa minha jornada.

Baixei o livro, de graça, na internet. Qualquer um pode achar, mas, pelo que sei, esse livro só existe em inglês. Quanto à questão da “pirataria”, é algo muito grande pra se discutir aqui. Pretendo comprar o livro, mas não o “pocket” que se encontra pelas Saraivas da vida. Quero o grandão mesmo. Minha recomendação: se você baixou algo grátis e gostou, faça um esforcinho para comprar. É bom pra todo mundo. 😉

A Farofa Corp. agradece seu comentário.

