2 Comentários

Guia Informal de Trens/Metrôs

Olá, galera.

Eu estava pensando, hoje, sobre todo o caos e confusão que acontece nos transportes ferroviários aqui no Rio de Janeiro. E eu SEMPRE soube que boa parte de toda a dor de cabeça é culpa dos usuários que não fazem a mínima ideia do que estão fazendo ali naquela plataforma, naquele vagão, no banco, na vida, no universo…

Então, do alto de todo meu engano em achar que alguém lê isso aqui, resolvi criar esse guia para ajudar os intrépidos viajantes que se aventuram nos transportes públicos sobre trilhos. Leiam, curtam, odeiem, xinguem, mas, POR FAVOR, aprendam!

 

Tópico 1 – A Entrada

Eu não sei o que passa na cabeça de uma pessoa que se entrega, de peitos abertos, à morte por esmagamento causado pela manada de búfalos que sai dos trens/metrôs desse Brasil.

É aquela cena: o sujeito, que realmente acha que tem como encontrar um lugar ligeiramente melhor que outro naquela lata de sardinha, fica na frente da porta, esperando para que ela abra e ele desbrave aquele universo de corpos concentrados num tubo com largura de uns dois metros.

Isso acontece mais no metrô. E eu tenho orgulho de dizer que já lancei uns dois desses suicidas ao chão. Acho até pouco, se parar pra pensar quantas vezes passei por isso na estação de São Cristóvão.

Dica: Como indicam, às vezes, nos alto falantes, ESPERE DO LADO das portas. Imagine, agora, as pessoas saindo livremente, e VOCÊ, querido amigo, entrando sem problemas além da falta de espaço e do ar condicionado desligado.

Uma variante disso é o que acontece nos trens, principalmente na estação Central do Brasil.

O sujeito está lá, esperando o próximo direto com destino a Santa Cruz, ou parador com destino a Campo Grande, ou Bangu, ou qualquer outro trem, e avista, ao longe, aquele farol característico do meio de transporte que o levará até sua casa(?). O cara identifica em qual das linhas o trem entrará e já se prepara para a batalha.

Nessa hora ocorre uma aglutinação de humanos onde a porta, supostamente, fará sua abertura. Algo parecido com o que acontece DENTRO das locomotivas. O veículo se aproxima freando, dá pra perceber a tensão na face do maquinista, temeroso que algum descuidado possa cair na frente do seu trem. Então ele para.

As pessoas se ajustam, empurrando umas às outras, à porta que não parou na posição esperada. Quando o trem abre as portas, acontece o que todo dono de gado teme: ESTOURO!

Quem está atrás se joga, quem está na frente é jogado. E todos se batem, se empurram, se acotovelam, se beijam, se amam em MENOS DE 3 SEGUNDOS, que é o tempo necessário para que o vagão lote.

O maior motivo para que isso aconteça é a briga por assentos. Mas é algo irracional! Pense aqui comigo: se eu estou atrás de uma quantidade considerável de pessoas, eu NUNCA conseguirei um lugar sentado, pois, se me apressar, apenas estarei empurrando meus coleguinhas para que eles sentem mais rápido!

Dica: Seja mais paciente. Se você não vai sentar agora, conforme-se com isso. Vá em pé ou pegue outro trem. Não arrisque se machucar, ou pior, machucar outra pessoa, podendo essa ser uma criança, uma grávida, um idoso, seu filho, seu cachorro, seu papagaio…

Outro risco que você tem fazendo isso é me encontrar. Normalmente eu pego os trens paradores, nem sempre na hora do rush. Mas quando isso acontece, saibam que adotei, mas ainda não coloquei em prática, uma ideia que, ao meu ver é justa: me empurrou, não terei pena de dar uma banda.

 

Eu ia colocar todas as dicas num post só, mas esse aqui ficou muito grande e minha mãe acabou de fazer salgadinhos. Então, divulguem esse post, comentem, twittem, curtam, compartilhem, imprimam e colem nos postes que amanhã eu posto o segundo tópico. Eu acho.

2 comentários em “Guia Informal de Trens/Metrôs

  1. HAHAHAHAHAHA! Altamente detalhista.
    “se eu estou atrás de uma quantidade considerável de pessoas, eu NUNCA conseguirei um lugar sentado”, isso me parece tão óbvio, mas só é óbvio na cabeça de pessoas civilizadas u.u’

    Curtir

A Farofa Corp. agradece seu comentário.

